Hoje venho falar-lhe de uma maravilha pouco vista, mas conhecida por alguns que conhecem em promenor as encostas da nossa serra.
Trata-se da popularmente designada por ROSA ALBARDEIRA, cientificamente chamada de Paeonia Baetica.
Dizem alguns que teria efeitos medicinais, talvez levados pela sua beleza, no entanto nunca foram cientificamente provados, e falando com algumas pessoas cá da nossa terra, que conhecem quase todos os benefìcios das plantas, estes também não referem nada de importante neste aspecto.
Importante no entanto - e bastante - é que a Rosa Albardeira, é uma planta rara e que existe e em alguma quantidade na Serra D'ossa, claro não é facil de encontrar, mas com alguma persistência encontra-se.
No entanto faço um pedido a quem a encontrar, que não arranque a planta, na pior das hipóteses, leve a flor, pois a planta não se reproduz nos nossos quintais e jardins, mas sim no seu espaço natural, por isso só se encontra em sítios muito especiais.
Para os deliciar e para que alguns a conheçam, ofereço-lhes algumas fotos tiradas muito recentemente, e convido-os a ir para o campo e quem sabe talvez a consigam encontrar.
Pois que tenham sucesso, e espero notícias.
sera que iremos ver esta rosa no percurso que faremos dia 10 de maio.gostava muito de a ver,parece ser muito bonita.
ResponderEliminar