terça-feira, 14 de abril de 2009

ANO MAU DE COGUMELOS



Pois é, este ano foi um mau ano de cogumelos cá pelas nossas terras.

Os cogumelos, tubarões, cilercas, boletos,carrunchéis,etc., assim chamados conforme a zona onde é procurado, este ano foi pouco encontrado nas nossas encostas da serra.

É importante, pensarmos porquê.

Se por um lado as terras eram novas (recentemente lavradas) por outro a falta de chuva foi determinante, pois factores de alteração climaticos interferem bastante no desenvolvimento desta espécie bastante procurada.

Os petiscos desta espécie abundam por estas bandas entre o mês de Janeiro (finais) e Abril, conforme o ano.
Grelhados, guisados, com ovos em omeletes ou como acompanhantes de carnes, são algumas das formas dos consumir.
Um segredo: O guisado de cogumelos para alem dos ingredientes normais de um guisado é feito com a gurdura da carne de porco (pingo).

No entanto acho importante chamar á atenção dos seguidores do blog que apanhar e consumir cogumelos não é para todos, não basta querer, é necessário saber e conhecer as espécies, pois á algumas bastantes toxicas e até mortais, por isso é necessário ter confiança absoluta na pessoa que os encontrou ou em alternativa comer cogumelos de estufa.

Esperamos pois, que o proximo ano seja melhor, com mais cogumelos para satisfação de todos aqueles que apaixonadamente caminham pelos campos na sua procura, e claro daqueles que os comem.

3 comentários:

  1. é verdade sr. joão... este ano os cogumelos não deram grande fruto. para o ano deve haver mais, conto com isso porque este ano nem me estreei. o que lhe proponho, se me permite é o seguinte. já que anda muitas vezes no campo e conhece várias espécies de cogumelos e sabe distinguir as boas das más, porque não criar um inventário com as espécies, acompanhadas de imagens (tantos as boas como as venenosas) e o publica no blog. Acho que era de grande utilidade e quem sabe se não salvaria umas vidas...

    ResponderEliminar
  2. esta semana apanhei 2,800kg de cogumelos, parece que agora é que estão aparecer, e com estas águas não digo nada...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por esta iniciativa, acho muito importante para a nossa terra mas, um tema também interessante é o Achigã. Acho que era um bom tema a desenvolver.

    ResponderEliminar