lembro-me dos tempos em que a caça era um desporto praticado por quase todos os habitantes do sexo masculino da aldeia, e de como esta abundava por estas bandas.
lembro-me que todo o terreno era livre, a caça era praticada todos os dia e havia especies de caça a pontapé. Lembro-me da festança que era ir á caça!!!
lembro-me que a seguir apareceram os coutos particulares, depois as reservas do estado, depois tudo livre e hoje todo o terreno ordenado.
Não posso dizer, nem quero que o desaparecimento da caça se deva a esta evolução do ordenamento e gestão da caça.
Não quero dizer nem posso que o desparecimento da caça se deva ao abandono quase total das terras araveis e cultivaveis.
Não quero nem posso dizer que tal se deva á incrementação de pesticidas.
Não posso dizer que a causa sejam uns inergumenos que caçam de noite, matam e afugentam as espécies e que são apelidados de caçadores furtivos, que as autoridades não sabem ou fingem não saber quem são, e que se passeiam tranquilamente pelos campos de noite.
Não sei se serão todos estes factores em conjunto que contribuem para o quase desaparecimento das nossas especies cinegeticas, o que sei é que é urgente que proprietarios, gestores, caçadores e autoridades se envolvam todos conjuntamente na preservação das especies sedentarias da nossa região, olhando para elas como um meio economico, desportivo e de desenvolvimento regional, se tal não acontecer rapidamente, corremos o risco de só podermos mostrar as espécies aos nossos netos em fotografias.
Não é impossivel, basta haver senssibilidade e querer!!!
O que terá acontecido á caça?
ResponderEliminarTenho pena de não haver hoje caça como havia à 30 anos atrás. Concordo totalmente com o Sr. Inverno, se os terrenos fossem cultivados haveria de certo muita caça, mas os subsidios do Estado também contribuem para a extinção das espécies cinegéticas.
Ao contrario do que muita gente pensa, o verdadeiro caçador é o maior defensor da caça e da Natureza.
Bem vista a situação, hoje em dia há menos caçadores do que antigamente, e isso nota-se muito na nossa aldeia.
Os caçadores Furtivos é um assunto que nos preocupa muito a nós caçadores, mas não preocupa tanto a GNR.(é uma VERGONHA)
Tenho pena da caça hoje ser assim...
Saudações Cinegéticas
Olá Inverno!
ResponderEliminarParabens pelo teu blog,é uma maneira de muitos jovens e outros terem conhecimento de algumas tradições da nossa Terra,é pena que se vão perdendo, uns porque não têm tempo e outros por comudismo, por isso toda a tua informação é muito positiva.Em relação ás actividades organizadas pela Casa do Povo poderiam ser mais e diferentes,mas dão um certo trabalho e são quase sempre os mesmos, no que diz respeito aos lanches das senhoras penso que se os senhores não participam é porque não querem, nada os impede.